1.A Análise Socialé uma revista que publica trabalhos académicos originais e relevantes na área das ciências sociais. Aceita para avaliação:
(i) artigos de fundo até um limite de 9000 palavras;
(ii) artigos integrados em dossiês temáticos, até um máximo de quatro, com um limite de 7000 palavras cada ou números temáticos entre 7 e 10 artigos;
(iii) ensaios bibliográficos até 6000 palavras.
(iv) ensaios metodológicos até 6000 palavras.
A revista publica também recensões de até 1500 palavras, bem como, ocasionalmente, entrevistas e obituários. Aceita-se o envio de obras para recensão.
2.Os trabalhos podem ser propostos em português e inglês.
3.O Conselho de Redação examina os trabalhos enviados tendo em vista a sua adequação à revista. Após este processo de triagem, são pedidos pelo menos dois pareceres de avaliação dos artigos e ensaios recebidos. Apenas são publicados os artigos e ensaios aprovados através deste sistema de avaliação. Todas as recensões serão avaliadas por um/a editor/a responsável, de acordo com a área temática em que se enquadrem.
4.O conteúdo dos trabalhos é da responsabilidade dos seus autores e não do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa ou da Direção da revista.
5.Os trabalhos devem ser enviados em ficheiro Word, por correio eletrónico, para analise.social@ics.ul.pt. Os livros para recensão devem ser enviados para: Marta Castelo Branco, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Aníbal Bettencourt, 9 1600-189 Lisboa.
6.Os trabalhos devem conter sempre na primeira página o título do artigo, o nome do/a autor, a sua filiação institucional, endereço eletrónico e endereço postal, Orcid, bem como uma nota biográfica que não ultrapasse as 100 palavras. Para trabalhos com vários/as autores/as, fornecer informação completa para cada autor/a e indicar o/a autor/a correspondente.
7.Os artigos de fundo, os artigos de dossiê e os ensaios bibliográficos devem ser acompanhados de um resumo de 100 palavras e de quatro palavras-chave na língua em que estão escritos e em inglês. Deve ainda ser explicitamente indicada a área disciplinar e/ou temática, ou áreas disciplinares e/ou temáticas, do artigo proposto.
8.Todas as informações explícitas referente ao autor/a, como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser anonimizadas, tanto no corpo do texto, como na bibliografia final, de forma a garantir o sistema de anonimato. Por exemplo, a citação no texto de um artigo publicado pela autora do manuscrito Maria Santos em 2021, deve ser lida: (Autor 2021). Na lista de referências bibliográficas, a citação para este artigo deve ler-se “Autor (2021)”.
9.As notas de rodapé são numeradas. Todos os quadros, figuras, imagens e mapas são numerados e identificados por um título, sendo colocados no final do texto, tendo este a indicação dos locais onde devem ser inseridos. A bibliografia é colocada depois dos quadros e deverá conter apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente.
10.As citações e referências a autores seguem as normas seguintes: (Pinto, 2002), quando se reporta a uma obra ou aspeto da mesma em geral; (Pinto, 2002, pp. 32-33), quando se refere a um aspeto em concreto ou se faz uma citação; Pinto (2002a) quando cita mais do que uma obra do autor e ano; Pinto e Ferreira (2003) e Pinto, Ferreira e Sousa (2003), quando se refere a uma obra com dois ou três autores; Pinto et al. (2002), quando se citam obras com mais do que três autores.
11.Critérios de citação:
12.Todos os artigos são publicados em acesso aberto, de acordo sob Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).
13.Não existirão quaisquer custos associados à submissão ou ao processamento de artigos.
Análise Social is proudly powered by WordPress